Pular para o conteúdo

Dr. Helio Fádel

Clínica Fádel – Psiquiatria e Cirurgia Plástica Rua Oscar Vidal 307/sala 1202 – Centro (Juiz de Fora/MG)

Saúde mental é tudo!

Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular

  • por
vigorexia - Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular

Definição de Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular

A Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular é a preocupação excessiva de que a estrutura corporal é muito pequena ou insuficientemente musculosa. Essa condição é mais prevalente no sexo masculino entre os praticantes de musculação e fisiculturistas.

Indivíduos com esse transtorno, na verdade, têm aparência normal ou são ainda bem musculosos – também podendo ser preocupados com outras áreas do corpo, como a pele ou cabelo.

A maioria dessa população faz dieta rígida, exercícios e/ou levanta pesos excessivamente, por vezes causando danos ao próprio corpo. Além disso, é comum o uso associado de esteroides anabolizantes e outras substâncias com o objetivo de tornar o corpo ainda maior e mais musculoso.

Autocrítica sobre o corpo é reduzida

O insight/autocrítica relativo às crenças da Vigorexia variam, mas geralmente é baixo ou mesmo ausente. Ou seja, a pessoa tem a total convicção que é fraca, magra e franzina, apesar de ser forte e musculosa.

Dentre as causas dessa visão distorcida e obsessão corporal, está a pressão social pela estética como prioridade nos dias atuais. Tal influência midiática impõe padrões de beleza e acaba atuando como impulsionadora da vaidade patológica, distorcendo os conceitos relativos a autoimagem.

Existem comportamentos que sugerem esse quadro. Temos o afastamento social para se exercitar, realização sequencial de cirurgias plásticas, adoção de métodos não usuais de treinamento e verificação sistemática do próprio peso na balança.

Comorbidades e abordagem

A Vigorexia também pode estar associada a outros transtornos, como overtraining, transtornos alimentares, ansiedade e depressão. Aqueles com quadro mais grave apresentam até risco de suicídio, merecendo um cuidado extra.

É uma patologia que, sobretudo no ambiente de academia, pode passar despercebida. Portanto, se você conhece alguém que esteja apresentando prejuízos na vida social, familiar ou profissional por algo parecido, procure ajudar!

Por fim, o apoio médico interdisciplinar, nutricional e psicológico associado ao suporte familiar é fundamental e indispensável para quem sofre de Vigorexia.

vigorexia - Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.