Ansiedade
Transtorno de Ansiedade
De todos os transtornos psiquiátricos, os Transtornos de Ansiedade são os mais comuns e resultam em considerável prejuízo funcional e sofrimento para a pessoa e seus familiares.
Podem ser entendidos como um “grupo” de condições mentais relacionadas entre si, mas distintas.
Um levantamento feito pela OMS, em 2017, apontou o Brasil como o país de maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo – 9,3% (e o quinto maior com taxa de depressão – 5,8%). A entidade ainda indica que, pelo mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, uma média de 3,6%. Tais números representam uma alta de 15% em comparação ao ano de 2005.
De tal maneira, esses dados traduzem o impacto da ansiedade – encarada como um dos males do século – na sociedade atual.
Assim, indo de encontro aos dados alarmantes da OMS, o Estudo Americano de Comorbidade (National Comorbidity Study) relatou que 1 em cada 4 pessoas satisfaz o critério diagnóstico de pelo menos um transtorno de ansiedade. As mulheres (prevalência durante a vida de 30,5%) têm mais probabilidade de ter um transtorno de ansiedade do que os homens (prevalência durante a vida de 19,2%).
Por fim, os principais fatores de risco que podem pesar no caso da população brasileira incluem a situação econômica do país (acredita-se que a prevalência ainda diminui com o status socioeconômico mais alto), os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e recessão. Além disso, são considerados fatores ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades.
Principais tipos de Transtornos de Ansiedade
– Transtorno de Pânico
– Agorafobia
– Fobia Específica
– Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
– Transtorno de Ansiedade Generalizada
E, ainda nesta seção, leia também sobre:
– Ansiedade (normal e patológica) x medo
– Principais abordagens dos transtornos de ansiedade
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte