Pular para o conteúdo

Dr. Helio Fádel

Clínica Fádel – Psiquiatria e Cirurgia Plástica Rua Oscar Vidal 307/sala 1202 – Centro (Juiz de Fora/MG)

Saúde mental é tudo!

Transferência e contratransferência no meio esportivo

  • por
transferência no esporte - Transferência e contratransferência no meio esportivo

Alguns fenômenos psicodinâmicos fazem parte da relação médico-paciente. Estamos falando da TRANSFERÊNCIA e CONTRATRANSFERÊNCIA.

O que é Transferência

TRANSFERÊNCIA é a afetividade que o PACIENTE transfere para a relação, ou seja, os sentimentos que o médico desperta nele. Transferência POSITIVA é quando o paciente vivencia o relacionamento de forma agradável. Quando a transferência é NEGATIVA, dá-se o nome de RESISTÊNCIA. Aqui, ele revive fatos desagradáveis e transfere emoções ruins ao médico. A resistência pode surgir na 1ª consulta e se reforçar ao longo do vínculo terapêutico.

O que é Contratransferência

CONTRATRANSFERÊNCIA são os aspectos afetivos do MÉDICO para o paciente, ou seja, os sentimentos que o paciente desperta no profissional. Essas reações afetivo-emocionais também dizem respeito ao próprio médico. A contratransferência POSITIVA é útil e importante, por exemplo, para o tratamento de pacientes com doenças crônicas e incuráveis. Sentimentos de contratransferência NEGATIVA incluem rotular o paciente de chato, irritante ou desagradável.

No ESPORTE de alto rendimento, profissionais da saúde devem ser cautelosos com a CONTRATRANSFERÊNCIA.

Transferência e Contratransferência no meio esportivo

A atmosfera esportiva por si só já é altamente sedutora para quem a vivencia, tornando a contratransferência um elemento forte no convívio. A beleza do esporte, os triunfos, as vaidades, a mídia ao redor e as emoções tornam tudo muito intenso – levando as pessoas a desejarem estar nesse meio a qualquer custo.

Lidar com atletas que despertam interesse popular, ser constantemente inquerido de informações sigilosas para ganhar a confiança de gestores, se responsabilizar pelo (in)sucesso da equipe são algumas situações que “testam” o profissionalismo.

Por fim, conquistar a confiança de atletas, gestores e staff técnico não significa ser amigo confidencial desses profissionais e transpor linhas. Inclusive, tal relação pode ser prejudicial no processo terapêutico. Assim, atuantes da área da saúde devem ser lúcidos e não misturar as coisas, com ceticismo às tentações e emoções que surgirão no caminho.

transferência no esporte - Transferência e contratransferência no meio esportivo

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.