O Jogo Interior do Tênis – Timothy Gallwey
Hoje o post é uma recomendação de leitura clássica e referência mundial pra quem valoriza aspectos mentais ligados ao esporte!
O Jogo Interior do Tênis, escrito por Timothy Gallwey, aborda toda a experiência do notório professor de tênis. Suas bases foram pilares essenciais para o desenvolvimento e aprimoramento da psicologia do esporte até os dias de hoje.
Com sua filosofia, ajudou seus alunos a perceberem pensamentos que passavam em suas cabeças – muitas vezes, prejudicando-os em relação ao próprio foco e atenção. Assim, a eficácia de seus treinamentos foi comprovada em outros esportes, podendo até determinar o estilo de vida de uma pessoa.
Nos anos 1970, as bases de T. Gallwey foram implementadas por gestores e líderes empresariais no meio corporativo, de modo que seus conceitos, de fato, transcendem a performance esportiva. Por muitos, é considerado o fundador do Coaching.
Separação entre o Ser 1 e Ser 2 (Self 1 x Self 2)
Gallwey “separa” o indivíduo atleta em dois seres: Self 1 (INSTRUTOR, “técnico”, orientador) x Self 2 (EXECUTOR, “o próprio atleta”, julgador).
Ser 1 ou SELF 1: quando o atleta diz para si mesmo a ação que se espera, ou seja, sua voz de comando orientadora que sabe aquilo que deve ser feito.
“Jogue a bola ali”
“Corre pra lá”
“Você precisa se concentrar”.
Ser 2 ou SELF 2: é o próprio ato executado por ele, acompanhado de autoavaliação e julgamento posterior do comando dado pelo Self 1. Após uma falha, pensamentos depreciativos são comuns.
“Sabia que eu ia errar”
“Esse jogo não é pra mim”
“Você é um inútil”.
Por fim, o grande desafio é melhorar a HARMONIA entre Self 1 e Self 2. Ou seja, SILENCIAR o Self 1 e NÃO JULGAR E DEPRECIAR o Self 2! A compreensão do gesto esportivo e tomada de decisões é fundamental. Porém, deve ser realizada com finalidade de crescimento e não para nutrir pensamentos negativos.
Então, fica aqui a dica de leitura! Tem muito mais conteúdo legal nessa obra tão incrível para psicólogos, psiquiatras, coaches e demais profissionais da saúde mental e esportes.
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte