Pular para o conteúdo

Dr. Helio Fádel

Clínica Fádel – Psiquiatria e Cirurgia Plástica Rua Oscar Vidal 307/sala 1202 – Centro (Juiz de Fora/MG)

Saúde mental é tudo!

Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

  • por
setembro amarelo

setembro amarelo - Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídioSetembro Amarelo é o mês dedicado à Campanha de Prevenção ao Suicídio. Uma emergência médica bastante séria, que merece atenção especial.

Anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo – dados da Associação Brasileira de Psiquiatria e do CFM.

Além disso, representa a 3ª principal causa de morte no Brasil, entre jovens de 15 a 29 anos. Ou seja, o tema precisa de atenção e cuidado!

Família e amigos são essenciais

Ter uma rede de apoio com amigos e familiares é importante. Mas é indispensável buscar ajuda especializada de profissionais que atuam na área da saúde mental.

Isso se justifica, uma vez que aproximadamente 96,8% das pessoas que cometeram suicídio apresentavam algum tipo de Transtorno Mental.

Em primeiro lugar está a Depressão, seguida do Transtorno Bipolar e Abuso de Substâncias Psicoativas.

A rejeição familiar e a negligência também são motivadores que vêm aumentando o número de suicídios no país e no mundo, principalmente entre os jovens.

Não há regras na forma da tentativa de suicídio. No entanto, observam-se certas tendências a determinados padrões comportamentais.

Os homens tendem a ser mais “agressivos” (p. ex, se jogam de prédios, se enforcam, usam arma de fogo), enquanto as mulheres ingerem várias medicações ou cortam os próprios pulsos na intenção de cometer o suicídio, por exemplo.

Estudos vêm comprovando que a atividade física (quando realizada pelo menos 4x/semana) é capaz de reduzir a ideação suicida e tentativas de suicídio para jovens que sofrem de bullying – em até 23%.

Diga não ao preconceito!

Infelizmente, o preconceito ainda é um problema. Muitos associam o suicídio a um sinal de fraqueza ou desejo de chamar a atenção (quando a tentativa não é concluída ou a pessoa “só fica ameaçando”).

Se conhecer alguém em sofrimento psíquico, ajude! Leve essa pessoa ao psicólogo e ao psiquiatra. A abordagem multiprofissional em saúde mental, somada à rede de apoio familiar, são o melhor caminho e fazem a diferença! Incentive o Setembro Amarelo.

Diga NÃO ao preconceito!!

www.campanhasetembroamarelo.com.br 


Dr. Helio Fádel

Psiquiatra Clínico e do Esporte
CRM 59903 | RQE 27515

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.