O boletim informativo da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte (ISSP Newsletter) do mês de abril destacou o lançamento do livro Psiquiatria do Esporte: estratégias para qualidade de vida e desempenho máximo. Trata-se da primeira obra literária sobre o tema no país.
Nessa mesma edição, o Newsletter também cita o projeto de pesquisa do pesquisador Dr. Pedro Melloni, psiquiatra formado pela UNICAMP/SP, que conta com a colaboração do Dr. Helio Fádel (membro da ISSP), parceiro nesta causa.
Já aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, o trabalho do Dr. Melloni, sob supervisão do Dr. Amilton dos Santos Junior, busca compreender melhor os sintomas psiquiátricos dentro da população de jogadores de futebol no Brasil.
Trata-se de um questionário autoaplicável, de caráter anônimo e sem vínculo com os clubes de futebol, ainda que sejam realizados na própria instalação/CT de treinamento. Inicialmente, a pesquisa visa as categorias de base sub-20 dos principais clubes do país, com potencial de ser expandida também para a categoria profissional.
Alterações do humor, eventual uso de substâncias, déficit de atenção/hiperatividade e distúrbios do sono são alguns dos sintomas abordados.
O estudo também aborda aspectos socioeconômicos, psicossociais e culturais relativos aos cuidados em saúde mental no ambiente esportivo, bem como as demandas e particularidades das atividades físicas implicadas nos treinamentos e competições.
A partir da base de dados coletada, os pesquisadores esperam evidenciar possíveis distúrbios passíveis de serem melhor trabalhados, otimizando os cuidados em saúde mental para os jogadores de futebol e, consequentemente, suas performances.
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte
CRM 59903 | RQE 27515