A prática esportiva traz uma preocupação contínua na vida dos atletas: as lesões.
Elas ocorrem em ambiente amador e, principalmente, no contexto de alto rendimento – onde a intensidade e frequência das atividades expõe os atletas a maiores riscos.
O esportista precisa aprender a conviver com os mais variados tipos de lesões ao longo da vida. De preferência, se prevenir ao máximo.
Ainda assim, mesmo que seja extremamente cauteloso, regrado e responsável, não existem medidas preventivas que garantam imunidade às lesões. Sejam elas isoladas ou recorrentes, simples ou graves, agudas ou crônicas.
Logo, o atleta lesionado ficará um tempo afastado, dedicando-se à sua recuperação. Essa fase pode ser bastante difícil em sua carreira esportiva por uma série de razões:
– Impotência e inatividade laborativa;
– Distanciamento dos treinos e competições;
– Dor contínua;
– Perda de espaço na equipe;
– Perda de ritmo e condicionamento físico;
– Questões de contrato e calendário esportivo;
– Incertezas futuras.
O período de recuperação de lesões pode ser traumático, a começar pela forma de como o atleta se lesionou (p. ex., no auge da carreira) e qual foi o problema (p. ex., lesão traumática grave de tratamento fisioterápico intenso e retorno incerto).
Podem surgir pensamentos sabotadores, crenças limitantes, queixas recorrentes de dor, falta de prospecção futura e até mesmo retorno inconsistente à prática desportiva – gatilhos que atuam como porta de entrada para problemas mais sérios.
Não é incomum o surgimento de quadros de ansiedade, depressão e abuso de substâncias (como álcool e analgésicos). São condições que, se mal manejadas, levam ao abandono precoce do esporte.
É essencial que os atletas em recuperação de lesões recebam assistência especializada de profissionais da área da saúde mental.
⚠ Contar com psiquiatras e psicólogos do esporte incorporados no departamento médico é um diferencial positivo para as agremiações esportivas.
👉🏼 Isso permite uma abordagem sistêmica com todo o DM e favorece o vínculo terapêutico com o atleta.
Mais sobre o psiquiatra do esporte no período de recuperação de lesões pode ser encontrado no Capítulo 6 do Livro Psiquiatria do Esporte: estratégias para qualidade de vida e desempenho máximo.
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte
CRM 59903 | RQE 27515