Pular para o conteúdo

Dr. Helio Fádel

Clínica Fádel – Psiquiatria e Cirurgia Plástica Rua Oscar Vidal 307/sala 1202 – Centro (Juiz de Fora/MG)

Saúde mental é tudo!

Depoimento de Michael revela Depressão em 2020

  • por
michael - Depoimento de Michael revela Depressão em 2020

Entrevista recente de Michael causa grande repercussão

O relato recente de depressão sofrida por Michael, atleta do Flamengo, chamou a atenção no futebol por vários fatores:

1) Atletas de alto rendimento estão sujeitos a apresentar qualquer tipo de sofrimento em saúde mental – em qualquer fase da carreira.

2) O quão determinante é uma rede de apoio que auxilie e proteja o atleta (treinador, médico, diretor, companheiros de time e familiares).

3) Sensibilidade e prontidão do clube ao buscar, definir e executar um plano de tratamento com acompanhamento especializado para seu jogador – melhor prognóstico.

4) Respeito, confiança e gratidão do atleta àqueles que o ajudaram – desde quando externou o problema, até os profissionais que ainda o acompanham.

5) Discurso aberto, consciente e sincero do jogador sobre a importância de tratar (e continuar tratando) sua saúde mental.

6) Impacto positivo do relato, o que ajuda no combate ao preconceito ligado às patologias mentais no futebol.

7) Sintonia em trabalho transdisciplinar para melhor restabelecimento do atleta através do contato frequente entre médico do clube e psiquiatra.

 

Clube de Regatas do Flamengo e atleta merecem aplausos

Parabéns ao Flamengo pela naturalidade ao lidar com a situação em um universo ainda estigmatizante quanto à saúde mental. O clube foi exemplo em caráter humano, acreditando na reabilitação da PESSOA, para que, consequentemente, o aspecto RENDIMENTO DO ATLETA entrasse em ação.

Como psiquiatra que luta MUITO por essa causa e pela própria criação de um Departamento de Saúde Mental, também bato palmas para o amigo Dr. Márcio Tannure, Diego Ribas (vencedor do Prêmio Faz Diferença 2020, pela ação de prevenção ao suicídio), Filipe Luís, Raffinha, Diego Alves, Jorge Jesus e Marcos Braz – todos citados por Michael em seu relato.

Por fim, a maior salva de palmas vai para o próprio Michael – pela sua força de vontade e exemplo para todos aqueles que sofrem de males como depressão e ansiedade, mas que têm medo de se expor e buscar ajuda.

No próximo post “Depoimento” trarei pontos de reflexão sobre a ginasta Simone Biles durante as Olimpíadas de Tóquio.

michael - Depoimento de Michael revela Depressão em 2020

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.