Você já ouviu falar em Concussão Cerebral ou Encefalopatia Traumática Crônica (ETC)?
CONCUSSÃO CEREBRAL é uma lesão traumática cerebral passível de ocorrer após uma pancada na cabeça.
Durante o impacto, o cérebro se choca com a parede craniana e isso pode gerar uma série de traumas (p. ex., rompimento do tecido nervoso e edema cerebral).
Uma simples alteração do nível de consciência (agitação psicomotora, agressividade ou desorientação espacial) pode representar um evento concussivo.
Trata-se de uma condição mais comum em esportes como o futebol americano, boxe e MMA.
No Brasil, felizmente, uma maior atenção também vem sendo dada no futebol – quando atletas que batem a cabeça são impedidos de retornar ao jogo após suspeita de concussão.
Indivíduos acometidos podem apresentar a Síndrome Pós-Concussão (SPC), que se manifesta com dores de cabeça, tontura, alterações comportamentais e do humor, problemas de memória…
ENCEFALOPATIA TRAUMÁTICA CRÔNICA (ETC) é uma doença cerebral degenerativa, progressiva e incurável.
Diferentemente da concussão (evento pontual) a ETC ocorre após repetitivos traumas cranianos. No entanto, também está associada a dificuldades motoras e distúrbios da memória.
Não é incomum que essa doença seja confundida com o Alzheimer – pela semelhança dos sintomas.
Pode-se dizer que a concussão é fator de risco para o desenvolvimento da encefalopatia traumática crônica, embora sua etiologia não seja totalmente compreendida.
Nenhum teste, incluindo os de neuroimagem, pode confirmar a ETC. O diagnóstico só é confirmado após a morte do indivíduo, durante a autópsia.
⚠️ Atletas e demais pessoas que sofrem impactos/traumas na cabeça devem ser acompanhadas por profissionais da área de saúde mental, como neurologistas, psiquiatras e psicólogos.
🎬 Um bom filme que aborda o tema é “Concussion” (no Brasil: “Um Homem Entre Gigantes”) – com o ator Will Smith.
Clique aqui para conferir o artigo publicado no Instagram!
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte
CRM 59903 | RQE 27515