A Dependência Química de acordo com o DSM-V:
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, existem 10 classes distintas de drogas dentro dos transtornos relacionados à Dependência Química:
– Álcool;
– Cafeína;
– Cannabis;
– Alucinógenos;
– Inalantes;
– Opioides;
– Sedativos, hipnóticos e ansiolíticos;
– Estimulantes (anfetamina, cocaína e outros);
– Tabaco;
– Outras substâncias (ou desconhecidas).
Todas as drogas que são consumidas em excesso e são passíveis de levar à Dependência Química têm em comum a ativação direta do sistema de recompensa do cérebro – envolvido no reforço de comportamentos e na produção de memórias.
Portanto, dentro do amplo tema em Dependência Química, costumamos nos deparar com termos que, muitas vezes, acabam se confundindo. Por isso, vamos pontuá-los aqui para maior compreensão:
🔥 FISSURA ou CRAVING
Se manifesta por meio do desejo/necessidade intensos de usar a droga que podem ocorrer a qualquer momento. Ademais, sintomas comportamentais como agressividade, agitação e inquietude costumam estar presentes.
🥵 TOLERÂNCIA
É sinalizada quando a pessoa passa a precisar de doses maiores da substância para se obter o mesmo efeito desejado. Também pode ser entendida quando um efeito acentuadamente reduzido é obtido após o consumo da dose habitual. O grau de desenvolvimento da tolerância varia entre indivíduos, assim como de uma substância para outra.
🤯 ABSTINÊNCIA
Por fim, temos a abstinência, uma síndrome que ocorre quando concentrações de uma substância diminuem no organismo do indivíduo que manteve seu uso intenso prolongado. Após desenvolver sintomas de abstinência, o indivíduo tende a consumir a substância para aliviá-los. Os sintomas de abstinência apresentam grande variação entre substâncias, de modo que os critérios para abstinência se distinguem entre as classes de drogas.
Infelizmente, a dependência química ainda é muito estigmatizante. Por vezes, usuários de drogas são discriminados e marginalizados à sociedade. Logo, é preciso entender que DQ é uma condição médica que traz grandes prejuízos para a própria pessoa.
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte