Você já ouviu falar em Musicoterapia?
Musicoterapia é um tipo de tratamento que utiliza músicas com letra ou somente forma instrumental – como violão, flauta e outros de percussão. No entanto, o objetivo não é aprender a cantar ou tocar um instrumento! Mas, sim, saber reconhecer os sons de cada um e ter a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons.
Naturalmente, a música desperta emoções. Consequentemente, algumas regiões cerebrais ligadas a emoção se ativam (p. ex. córtex, amígdala, cerebelo e hipocampo). Quando desenvolvidas e “treinadas” por meio da música, essas áreas são ativadas mais positivamente, melhorando humor, atenção, concentração e memória afetiva.
Como são feitas as sessões de Musicoterapia?
As sessões são feitas com o paciente ativo, tocando e cantando junto com o psicoterapeuta. São sessões individuais ou em grupo. Cada um segue de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, seja com a execução de uma música ou trecho musical.
Estudos científicos já comprovam sua eficácia, incluindo maior sensibilidade corporal e capacidade de expressar emoções – o que pode tornar a Musicoterapia eficaz como abordagem adjuvante para ansiedade e depressão.
Além disso, ouvir/tocar música melhora as frequências cardíaca e respiratória. Consequentemente, regulariza níveis pressóricos de pacientes portadores de doença arterial coronariana.
Quem pode se beneficiar com a Musicoterapia?
Pacientes vítimas de AVC também podem se beneficiar dessa abordagem, uma vez que a música desperta emoções e estimula as interações sociais – o que ajuda muito no processo do tratamento.
Portadores de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurológicas também podem ser submetidos à #Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes otimizem a ativação neural.
Assim, na vida social, a Musicoterapia estimula a capacidade interativa e comunicativa. Promovendo socialização e melhora dos aspectos físicos e emocionais. Por fim, ela regula o humor, une as pessoas e motiva cada vez mais os pacientes. Desse modo, encaram a vida com mais energia, motivação e determinação.