Conheça a Tríade da Mulher Atleta

Tríade da Mulher Atleta (TMA)

A Tríade da Mulher Atleta (TMA) trata-se de uma condição séria que pode acometer mulheres que treinam. Isto é, tanto no alto rendimento ou mesmo entre as praticantes de exercícios em nível amador.

A TMA é definida pelas três características clínicas:

1) DISPONIBILIDADE ENERGÉTICA REDUZIDA
2) DISFUNÇÃO MENSTRUAL
3) BAIXA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA

 

Surgimento de sinais e sintomas da Tríade da Mulher Atleta:

A presença de restrição alimentar ou desnutrição é a principal causa do déficit de energia. Isso acomete aquelas mulheres que seguem dietas restritas e treinos muito intensos, sem a devida reposição energética e nutricional necessárias para o equilíbrio corporal.

Assim, esse desequilíbrio entre BAIXA ENERGIA e alta demanda de treinos (com ou sem distúrbio alimentar) pode gerar perturbação do eixo hipotálamo-hipófise, resultando em AMENORREIA (ausência de menstruação) com consequente queda dos níveis de ESTROGÊNIO.

A queda do estrogênio também pode levar à BAIXA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, outro elemento da Tríade. Clinicamente, isso traz problemas como OSTEOPOROSE ou OSTEOPENIA (fraqueza e fragilidade óssea por deficiência do metabolismo ósseo).

Dessa forma, riscos associados à TMA incluem INFERTILIDADE e FRATURAS POR ESTRESSE (quando o osso se quebra sem que haja um mecanismo de trauma justificável).

Em suma, os principais sintomas iniciais são: alteração do ciclo menstrual, insônia, mudança de humor, fadiga excessiva, prostração e queda do rendimento. As eventuais fraturas reforçam a possibilidade da baixa densidade mineral óssea.

 

Condições associadas e tratamento

Ademais, outras doenças associadas ao quadro incluem TRANSTORNOS ALIMENTARES (como a Anorexia Nervosa e Bulimia) e OVERTRAINING.

Por fim, o tratamento se baseia na reestruturação nutricional associado ao reajuste da carga de treinamento em equilíbrio com a reposição energética. Para tal, é essencial uma abordagem multidisciplinar envolvendo nutrição, ortopedia, medicina do esporte, psicologia e psiquiatria.

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte