Transtorno Obsessivo-compulsivo

O TOC

O Transtorno Obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões.

 

Distinção entre obsessão x compulsão

Obsessões são pensamentos (p. ex., de contaminação), impulsos (p. ex., apunhalar alguém) ou imagens (p. ex., de cenas violentas ou horrorizantes) recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Isso quer dizer que as obsessões não são prazerosas ou experimentadas como voluntárias.
O indivíduo tenta ignorá-las ou suprimi-las (p. ex., evitando os desencadeantes ou usando a supressão do pensamento) ou neutralizá-las com outro pensamento ou ação (p. ex., executando uma compulsão).

Compulsões (ou rituais) são comportamentos repetitivos (p. ex., lavar, verificar) ou atos mentais (p. ex., contar, repetir palavras em silêncio) que um indivíduo se sente “obrigado” a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.

A maioria das pessoas com TOC tem obsessões e compulsões.
As compulsões são geralmente executadas em resposta a uma obsessão: por exemplo, pensamentos de contaminação levando a rituais de lavagem ou pensamentos de que alguma coisa está incorreta levando à repetição de rituais até parecer “direita”. O objetivo é reduzir o sofrimento desencadeado pelas obsessões ou evitar um evento temido (p. ex., ficar doente). As compulsões não são executadas por prazer, embora alguns indivíduos experimentem alívio da ansiedade ou sofrimento.

 

Características clínicas

O transtorno obsessivo-compulsivo (e outros relacionados) difere das preocupações e rituais típicos das fases de desenvolvimento por serem excessivos e persistirem além dos períodos apropriados ao nível do desenvolvimento.
A distinção entre a presença de sintomas subclínicos e um transtorno clínico real requer a avaliação de vários fatores, incluindo o nível de sofrimento do indivíduo e o prejuízo no funcionamento global da pessoa.

Embora o conteúdo específico das obsessões e compulsões varie entre os indivíduos, certas dimensões dos sintomas são comuns no TOC, incluindo:

limpeza (obsessões por contaminação e compulsões por limpeza);
simetria (obsessões por simetria e compulsões de repetição, organização e contagem);
pensamentos proibidos ou tabus (p. ex., obsessões agressivas, sexuais e religiosas);
ferimentos (p. ex., medo de ferir a si mesmo ou aos outros e compulsões de verificação);
relacionado a tique (especificador usado quando um indivíduo tem um transtorno de tique atual ou uma história passada).

 

Ainda nesta seção, saiba mais sobre alguns outros transtornos relacionados ao TOC

Transtorno Dismórfico Corporal
Transtorno de Acumulação
Tricotilomania (transtorno de arrancar cabelo)
Transtorno de Escoriação (skin-picking)

 

Principal referência bibliográfica:

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5
American Psychiatric Association