Transtorno de Personalidade Dependente

Definição

Pessoas com personalidade dependente têm uma necessidade excessiva de serem cuidadas em todos os aspectos. Isso leva a um comportamento submisso e com medo de separação. Elas precisam que outros assumam o controle sobre áreas mais importantes da sua vida, uma vez que são incapazes disso.

Quando estão sozinhos, sentem-se desamparados e desconfortáveis, pois acreditam não conseguirem cuidar de si mesmos. Apresentam preocupações e medos irrealistas de serem abandonados e ficarem desamparados.

Esses indivíduos têm dificuldades em tomar decisões do cotidiano e precisam sempre de muitos conselhos e orientações de terceiros.

Possuem bloqueios em manifestar opiniões ou assumir posições que discordem dos outros, devido ao receio de perderem a aprovação ou o apoio.

Por terem pouca autoconfiança, dificilmente possuem iniciativa de começar projetos ou realizar alguma coisa sozinhos. Não lhes falta vontade, motivação ou energia, mas julgam-se, simplesmente, incapazes.

Um dado interessante é que podem se oferecer para fazer coisas extremas e desagradáveis, somente para receber apoio e aceitação.

Pessoas com esse tipo de transtorno de personalidade buscam rapidamente um novo relacionamento quando uma relação íntima é interrompida, à procura de amparo e carinho.

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte