Transtorno de Personalidade Antissocial

Como é definido

O Transtorno de Personalidade Antissocial caracteriza-se pela falta de respeito e à violação dos direitos dos outros. Esses indivíduos, comumente chamados psicopatas, não conseguem se adequar às regras da sociedade, nomeadamente às leis, cometendo atos ilícitos repetidamente.

A irritabilidade e a agressividade são características marcantes, com tendência para brigas ou agressões físicas. Também desrespeitam de forma irresponsável a segurança pessoal e alheia.

Têm tendência para enganar, mentir, usar nome falso ou aproveitar-se de terceiros para conseguirem prazer ou vantagens pessoais. Quando fazem mal a alguém não apresentam remorso, agindo com indiferença ou justificando o ato.

Os psicopatas ou antissociais são manipuladores, sedutores e até mesmo muito agradáveis – o que justifica a habilidade em enganar outras pessoas. Apesar de serem capazes de estabelecer vínculos sociais, entendem suas vítimas como “tolas”, passando por cima de questões éticas e morais para chegarem aos seus objetivos.

São pessoas irresponsáveis e por isso fracassam constantemente nos trabalhos ou no cumprimento dos deveres financeiros. Assim, possuem dificuldades para se manterem em uma função empregatícia por muito tempo.

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte