Transtorno de Pânico

Definição

O Transtorno de Pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro ou mais de uma lista de 13 sintomas físicos e cognitivos:

1) palpitações, coração acelerado, taquicardia
2) sudorese
3) tremores ou abalos
4) sensações de falta de ar ou sufocamento
5) sensações de asfixia
6) dor ou desconforto torácico
7) náusea ou desconforto abdominal
8) sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio
9) calafrios ou ondas de calor
10) parestesias (anestesia ou sensações de formigamento)
11) desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciando de si mesmo)
12) medo de perder o controle ou “enlouquecer”
13) medo de morrer

 

Características clínicas do transtorno do pânico

A frequência e a gravidade dos ataques de pânico variam de forma considerável.

As preocupações acerca dos ataques de pânico ou de suas consequências geralmente relacionam-se a preocupações físicas, como a preocupação de que os ataques de pânico reflitam a presença de doenças ameaçadoras à vida (p. ex., doença cardíaca, transtorno convulsivo); preocupações pessoais, como constrangimento ou medo de ser julgado negativamente pelos outros devido aos sintomas visíveis de pânico, e preocupações acerca do funcionamento mental, como “enlouquecer” ou perder o controle.

O transtorno de pânico também pode coexistir em indivíduos com outras patologias psiquiátricas (comorbidade). Sua prevalência é elevada em pessoas portadoras de outros transtornos de ansiedade (especialmente agorafobia), depressão maior, transtorno bipolar e possivelmente transtorno leve por uso de álcool.

Também é significativamente comórbido com inúmeros sintomas e condições médicas gerais, incluindo, mas não limitado, à tontura, arritmias cardíacas, hipertireoidismo, asma, DPOC e síndrome do intestino irritável.

 

Principal referência bibliográfica:

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5
American Psychiatric Association