“Tenho medo de ficar dependente de remédio!”

“Doutor, mas eu tenho medo de ficar dependente de remédio!”

Pessoal, sobre ficar dependente de remédio: existem sim, medicações que são altamente propensas a causarem dependência quando usadas de maneira banalizada e sem acompanhamento médico. Os mais comuns são os remédios da classe dos benzodiazepínicos (clonazepam, alprazolam, cloxazolam, bromazepam, etc.).
⠀⠀
No entanto, existem inúmeras outras medicações de outras classes altamente SEGURAS em psiquiatria e que NÃO CAUSAM DEPENDÊNCIA (acesse aqui para ler mais). São medicamentos de primeira linha e eficazes para depressão, ansiedade, fobias, TOC, pânico, transtornos alimentares, psicoses, dependência química, insônia… dentre várias outras patologias.

Acompanhamento especializado com o médico psiquiatra é fundamental!

Se o seu médico psiquiatra for responsável, ele também compartilha dessa mesma preocupação que você! E assim, a última coisa que ele vai querer é te deixar dependente de medicações pro resto da vida! Tampouco te encher de pílulas, afinal, quanto menos remédios, melhor!
⠀⠀
Por isso, a prescrição de medicações deve ser cuidadosa e indicada conforme o perfil de cada paciente. Evitando os possíveis efeitos colaterais e buscando o melhor efeito terapêutico dentro das queixas e sofrimento mental da pessoa.
⠀⠀
Logo, é fundamental a criação de um bom vínculo médico-paciente pautado em transparência e confiança. Isso irá impactar diretamente na adesão e no prognóstico do paciente ao longo de seu tratamento!

Dependente de remedio - "Tenho medo de ficar dependente de remédio!"

⠀⠀
Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte