Sessão Científica no Congresso de Psiquiatria APA 2020

Novidade: Sessão Científica Internacional no Congresso de Psiquiatria APA 2020

Estamos no maior Congresso de Psiquiatria da atualidade (APA 2020) e com uma proposta inédita: a 1ª Sessão Científica Internacional de Psiquiatria do Esporte – unindo representantes que são referência da área no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Coréia do Sul.

Nosso evento, apoiado pela International Society for Sports Psychiatry (ISSP), seria realizado na Filadélfia, sábado, 25 de Abril de 2020, 13h. Entretanto, em virtude da pandemia do COVID-19, infelizmente o evento presencial foi cancelado – passando a ser feito de forma online para aqueles participantes do Congresso. Cada palestrante fará sua apresentação em tempo real, expondo os principais tópicos relevantes no assunto. Todos os membros da Sessão Científica fazem parte da ISSP.

 

Da sessão científica:

Winning Big: The Expansion of Sports Psychiatry in Brazil, South Korea, the United Kingdom and the United States.

 

APA Session - Sessão Científica no Congresso de Psiquiatria APA 2020

 

Palestrantes/Speakers:

Dr. Helio Fádel (Brasil)
Dr. Alan Currie (Reino Unido)
Dra. Claudia Reardon (Estados Unidos)
Dr. Doug Hyun Han (Coreia do Sul)
Dr. David McDuff (Estados Unidos)

 

Sobre o evento científico:

Sabe-se que sintomas e transtornos mentais são tão prevalentes ou até mais comuns em atletas do que na população geral. Os principais fatores específicos do esporte associados a taxas mais altas de sofrimento psíquico incluem: lesão musculoesquelética, insatisfação na carreira, eventos adversos da vida e/ou aposentadoria forçada (resultante de lesão ou desempenho ruim).

Os sintomas mais comuns em saúde mental incluem agressividade, abuso de álcool, ansiedade, depressão, t. alimentares, distúrbios do sono, uso de drogas, medos relacionados a fatores estressores e eventos traumáticos.

A atuação da psiquiatria no esporte é vasta, abrangendo, desde o cuidado básico em saúde mental, controle do estresse, rastreio, diagnóstico e tratamento de patologias, até o treinamento de habilidades mentais para otimizar o desempenho.

Assim, nossa sessão, composta por 5 psiquiatras do esporte experientes, debaterá semelhanças e diferenças nos 4 países representados. Isso permitirá o envolvimento dos ouvintes nas discussões sobre a variedade de funções que os psiquiatras podem assumir dentro do esporte.

Além disso, analisaremos como o psiquiatra pode ser útil no ambiente esportivo e agregar mais valor ao meio. Por fim, apresentaremos maiores oportunidades de envolvimento e avanço desta área emergente!

 

Nos vemos em 2021, no Congresso Americano de Los Angeles!

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte