Serotonina na alimentação: é possível obtê-la?

A serotonina na alimentação

Ela é um neurotransmissor que tem uma influência determinante no humor e apetite. Portanto, ingerir alimentos com propriedades de conversão em serotonina ajudará a controlar a ansiedade – inclusive em relação à comida. Isso auxilia no emagrecimento de maneira mais saudável.

Sabemos que sua pouca quantidade circulante no organismo pode estar diretamente ligada à depressão e ansiedade. Dessa forma, equilibrar os níveis de serotonina no corpo é de extrema importância.

Entretanto, não há alimentos ricos em serotonina ou que a contenham diretamente. O recurso é buscarmos o seu precursor, que é o aminoácido TRIPTOFANO. Assim, consumindo alimentos ricos em triptofano, haverá produção do neurotransmissor.

Também é essencial incluir na dieta as #vitaminas C, B1, B6, B9 e B12, além de cálcio e zinco. Pois esses auxiliam na conversão do triptofano em serotonina.

Outro dado importante é que a sua síntese é ativada na presença de oxigênio. Ou seja, a ATIVIDADE FÍSICA ativa a sua produção e ainda estimula liberação de #ENDORFINA, outro #neurotransmissor relacionado à propriedades de prazer, relaxamento e bem-estar.

Alguns alimentos ricos em triptofano:

Peixes oleosos;
Carnes (de preferência magras);
Ovos;
Laticínios;
Grãos;
Cereais integrais;
Oleaginosas;
Frutas da estação (principalmente abacaxi e banana);

Ser avaliado pelo psiquiatra (eventualmente com a dosagem da serotonina) é fundamental para determinar medidas comportamentais e/ou introdução de medicações atuantes sobre a serotonina. Consequentemente, para tratar a depressão, ansiedade, etc.

Por fim, vale lembrar que o acompanhamento nutricional é imperativo para a individualização de cada paciente! Ou seja, o ideal é buscar uma abordagem multi, inter e transdisciplinar entre a Psiquiatria e a Nutrição!

É isso que nós oferecemos na Clínica ProSport de Juiz de Fora: uma abordagem integral e completa em saúde para você! Lá, você conta com nutrólogos, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, endocrinologistas e outros profissionais aptos a cuidar da sua saúde alimentar.

 

WhatsApp Image 2020 08 11 at 20.33.13 1 - Serotonina na alimentação: é possível obtê-la?

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte