Conheça 10 dicas para sua saúde mental

O que podemos fazer para aliviar a carga emocional negativa no dia-a-dia e ter menos estresse? Manter a saúde mental é essencial e, para isso, algumas dicas podem fazer total diferença.

1) PREOCUPAR MENOS COM O FUTURO

Muito ligado à ansiedade. Planos futuros são importantes, mas pensar excessivamente no que está por vir pode deteriorar atividades relevantes do momento presente.

2) GERENCIAR SEU TEMPO COM RESPONSABILIDADE

É importante se organizar e distribuir bem o tempo para as atividades diárias. Imprevistos acontecem, mas um bom gerenciamento poderá lhe trazer mais tranquilidade, até mesmo nos dias mais imprevisíveis.

3) TER HOBBIES E SE PERMITIR MOMENTOS DE LAZER

Para um bom funcionamento psíquico, também é imprescindível disponibilizarmos tempo para relaxar. Isso é essencial para uma boa saúde mental.

4) MENOS PREOCUPAÇÃO EM TER QUE AGRADAR OS OUTROS

Muitas pessoas buscam ser aceitas na sociedade ou em determinado grupo social. Mas não é preciso abrir mão de seus valores, tampouco deixar de ser você mesmo só para atender a expectativas ou idealizações criadas por si próprio. Se permita dizer não.

5) EVITAR ASSUMIR RESPONSABILIDADES DE OUTRAS PESSOAS

Não se trata de ignorar o problema de alguém, mas sim evitar trazê-lo para si. Podemos ser solidários sem comprometer nossa própria dinâmica de vida.

6) PENSAR MENOS NO PASSADO

O que ficou para trás já foi, inclusive perdas. Que sejam reflexões pouco melancólicas e em prol de uma maior assertividade em situações futuras.

7) EVITAR AUTOAVALIAÇÕES NEGATIVAS

Errar é humano. O excesso de culpa ou pensamentos de menos valia pode ser um caminho para a baixa autoestima e até mesmo depressão.

8) EXPRESSAR SUAS EMOÇÕES

Nem todos gostam ou se sentem à vontade para tal. Entretanto, quem guarda muito os sentimentos para si, pode correr o risco de “explodir” em determinado momento, ou mesmo sofrer demais com isso.

9) NÃO FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO

É preferível fazer menos atividades, porém com qualidade, do que querer fazer tudo, de qualquer jeito.

10) NÃO SE COBRAR DEMAIS

Nem tudo está no nosso alcance, somos impotentes em determinadas situações. Importante lembrarmos que somos seres falíveis.

dicas saude mental - Conheça 10 dicas para sua saúde mental

Com essas dicas comportamentais, certamente seremos capazes de melhorar nossa saúde mental, aliviando a carga negativa e estresse diário acumulado.

Veja mais sobre saúde mental

Conheça o Transtorno de Ansiedade.

Entendendo a Terapia. 

Conheça o livro Psiquiatria do Esporte.