Saúde mental não se trata com Coaching

Coaching não tem nada a ver com saúde mental

Muitas pessoas acabam recorrendo ao Coaching como abordagem e tratamento em saúde mental. No entanto, não podemos confundir as coisas. Ainda mais com a tremenda banalização do Coaching e com tantos “especialistas” por aí nos dias de hoje.

 

Definição básica de Coaching:

Coaching é um processo onde a pessoa é guiada até determinado objetivo. Assim, pode estar relacionado ao esporte, finança, relacionamento, carreira, etc. Isso não tem NADA A VER COM SAÚDE MENTAL! Não cabe ao coach a intenção de assumir o papel de terapeuta, psicanalista ou médico. Isso é muito sério, antiético e precisamos bater nessa tecla quantas vezes forem necessárias.

Acesse aqui para entender mais sobre Coaching!

 

Armadilhas do Coaching

Infelizmente, as pessoas são tendenciosas a ir pelo caminho mais curto para resolver suas questões, daí a tentação no Coaching. Usando discursos sedutores/motivacionais e termos agradáveis como GRATIDÃO, RESSIGNIFICAÇÃO e CRENÇAS LIMITANTES, muitos “profissionais” dessa área (praticamente TODA pautada em estudos de PSICOLOGIA e PSICANÁLISE) se apropriam de forma indevida do seu papel.

Até mesmo muitos que têm buscado a formação de coach geralmente procuram respostas para si mesmos. Desejam obter resoluções pessoais que deveriam ser abordadas através de terapia. Aí essa pessoa recebe título de coach em alguns meses e se torna “especialista comportamental”. Algo que leva anos para o psicólogo e ainda mais tempo para o médico psiquiatra.

 

Existem “profissionais e PROFISSIONAIS” dentro do Coaching

O que falo aqui não é regra! Conheço vários coaches que são referência como cientistas, estudiosos e grandes profissionais. O processo é espetacular quando conduzido de forma responsável e por pessoas qualificadas que utilizam recursos do Coaching como ferramenta de trabalho complementar.

Mas não pode ser esse marketing absurdo que busca fazer lavagem cerebral nas pessoas (incluo aqueles que se tornam coaches!), com módulos que parecem mais uma sessão de descarrego e terapia em grupo.

Até na prática do Coaching, existe CIÊNCIA envolvida. E, quando começa a lidar com emoções, comportamentos, crenças e esquemas disfuncionais é algo que diz respeito à SAÚDE MENTAL.

Ou seja, quando o assunto for SAÚDE MENTAL, procure o PSICÓLOGO e o PSIQUIATRA, profissionais que se capacitaram nisso para cuidar de você!

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte