A melhor forma de estudar (e aprender!) é ensinando

Qual a melhor forma de estudar?

Estudar (e aprender!) é um grande desafio. O rendimento nos estudos está diretamente associado ao tempo destinado a ele versus sua capacidade de absorver as informações. Isto é, não adianta ficar horas na frente de um livro se você não sedimentou o conteúdo necessário. Otimizar o TEMPO e o MÉTODO de aprendizagem é a chave para o sucesso acadêmico.

 

Teoria da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

Muitas teorias discutem qual a melhor forma de aprender. Uma delas é a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, aplicada até hoje pelo instituto que leva seu nome. William Glasser (1925-2013) foi um psiquiatra americano conhecido por diversos estudos em saúde mental e comportamento humano. Uma de suas mais famosas pesquisas é a Teoria da Escolha.

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, pois a maioria das pessoas esquece os conceitos. Em vez disso, sugere que estudantes aprendam efetivamente com o outro: fazendo.

Essa linha mudou o paradigma do ensino: em vez de adotar o método comum no processo de aprendizagem (o estudante apenas recebe os conteúdos de forma passiva), a teoria estimula sua PARTICIPAÇÃO ATIVA na construção do conhecimento.

 

Segundo a Teoria da Pirâmide, aprendemos:

 

Importante considerar as características de cada pessoa

Mas ela não representa uma regra geral. Cada um possui suas particularidades e isso também influencia na melhor maneira de aprender. Uns são mais auditivos enquanto outros podem ser mais visuais. Você pode preferir escrever em vez de só ler, e por aí vai.

Entretanto, tal metodologia vem sendo amplamente aplicada por professores, pedagogos e acadêmicos no mundo. Pois, das muitas teorias educacionais, é uma das mais interessantes, já que demonstra que ensinar, é aprender.

Por fim, se você nunca experimentou métodos de ensino participativo, procure inseri-los na sua rotina. Seja por meio de aulas, palestras, discussões em grupo ou exposições. Para muitos, a melhor forma de aprender, é ensinando!

 

Pirâmide da aprendizagem - A melhor forma de estudar (e aprender!) é ensinando

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte