O que é tratamento com Neurofeedback

O que é Neurofeedback?

O Neurofeedback é um tratamento que visa melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse método não-invasivo se baseia na análise de ondas cerebrais via eletroencefalograma (EEG). Ou seja, é indolor e não envolve qualquer tipo de recurso mais complexo.

Os sensores do aparelho de EEG são ajustados no couro cabeludo e captam sinais elétricos neuronais. Esses sinais são processados em tempo real por um programa especializado, permitindo sua avaliação direta através da tela de um computador.

Por meio de comandos do avaliador ou sob a forma de pontuação (games no software do Neurofeedback), a pessoa treina e desenvolve suas habilidades mentais – e os dados obtidos informam se as técnicas utilizadas parecem adequadas ou ineficazes.

Assim, esse método de autorregulação estimula as habilidades naturais do cérebro e as potencializa, corrigindo distúrbios. Ademais, isso melhora o desempenho cognitivo e comportamental, essencial para o ser humano nos mais diversos contextos.

Em quadros de Déficit de Atenção, por exemplo, a neurobiologia consiste em lentidão nas áreas frontais do cérebro e dificuldades de concentração. O Neurofeedback se torna uma abordagem alternativa às medicações psicoestimulantes, uma vez que leva o cérebro a se desenvolver de forma mais eficaz e por si só.

Por fim, o paciente poderá “trabalhar” diretamente no problema, treinando o cérebro para se tornar menos impulsivo. Ao reduzir os padrões cerebrais demasiados rápidos ou lentos, como ocorre nos casos de TDAH, o Neurofeedback ajuda a pessoa a assumir o autocontrole.

 

Principais indicações para o uso de Neurofeedback:

 

Acesse aqui para conhecer também os benefícios do Neurofeedback no ESPORTE!

 

Neurofeedback na clínica 2 - O que é tratamento com Neurofeedback

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte