Entenda mais sobre obsessão e compulsão no TOC

Você já ouviu falar em TOC?

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, popularmente conhecido por TOC, é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Mas antes de citarmos os tipos mais comuns de TOC, vamos diferenciar os conceitos de OBSESSÃO e COMPULSÃO:

OBSESSÕES

São pensamentos (p. ex., de contaminação), impulsos (p. ex., apunhalar alguém) ou imagens (p. ex., de cenas violentas ou horrorizantes) recorrentes e persistentes que são vivenciadas como intrusivos e indesejados. Isso quer dizer que as obsessões não são prazerosas ou voluntárias. O indivíduo tenta ignorá-las ou suprimi-las (p. ex., evitando os gatilhos ou usando a supressão do pensamento) ou neutralizá-las com outro pensamento/ação (ato compulsivo).

COMPULSÕES ou RITUAIS

São comportamentos repetitivos (como lavar, verificar, reorganizar) ou atos mentais (p. ex., contar, repetir palavras em silêncio) que um indivíduo se sente “obrigado” a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que ele entende que devem ser aplicadas rigidamente.

A maioria das pessoas com TOC tem obsessões e compulsões. As compulsões são geralmente executadas em resposta a uma obsessão: por exemplo, pensamentos de contaminação levando a rituais de lavagem ou pensamentos de que alguma coisa está incorreta levando à repetição de rituais até parecer “correto”. O objetivo é reduzir o sofrimento desencadeado pelas obsessões ou evitar um evento temido (p. ex., ficar doente). As compulsões não são executadas por prazer, embora alguns indivíduos experimentem alívio da ansiedade ou sofrimento.

Embora o conteúdo das obsessões e compulsões varie bastante, alguns tipos de TOC são bem comuns:

– LIMPEZA (obsessões por contaminação e compulsões por limpeza);
– SIMETRIA (obsessões por simetria e compulsões de repetição, organização e contagem);
– PENSAMENTOS PROIBIDOS OU TABUS (obsessões agressivas, sexuais e religiosas);
– FERIMENTOS (medo de ferir a si mesmo ou aos outros e compulsões de verificação);
– RELACIONADO A TIQUE (quando alguém tem um transtorno de tique atual ou história passada).

⚠️ Quadros de TOC têm se potencializado durante a pandemia do coronavírus! Portanto, se você conhece alguém ou mesmo se identifica com sofrimentos descritos acima, ajude na busca por ajuda profissional!

TOC - Entenda mais sobre obsessão e compulsão no TOC

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte