Energia e disposição são fundamentais: como obtê-las

Todos nós precisamos de energia muscular associada a saúde mental se desejamos ter um bom desempenho em nossas atividades diárias. E se essa é uma necessidade universal, para os atletas ela é ainda mais imperativa. Os esportistas, principalmente os de alto rendimento, precisam ser diferenciados ao maximizar toda a disposição e energia corporal para atuarem no melhor nível de performance e obterem qualidade de vida.

Uma rotina disciplinada pode ajudar no processo. Ou seja, a forma de se comportar, interpretar eventos do dia-a-dia e encarar as mais diversas situações podem otimizar o foco, concentração, motivação e, consequentemente, aspectos físicos.

Entretanto, não há fórmula mágica. Cada indivíduo deve conhecer as características que melhor lhe favorecem. Além disso, precisa entender quais fatores dificultam ou limitam o seu estado de plenitude energética.

Fatores que influenciam no equilíbrio energético

O equilíbrio energético é fundamental para quem pratica esportes. Por isso, é relevante ficar atento a alguns fatores que influenciam no seu resultado diário:

– Alimentação

– Suplementação

– Meditação

– Leitura

– Sono

– Hobbies

– Apoio familiar

– Círculos de amizade

Os sistemas de energia precisam ser mantidos por meio de estratégias nutricionais, suplementares e comportamentais. Pausas de recuperação (descanso) são igualmente importantes. De tal forma, um acompanhamento especializado merece ser considerado para otimização dos resultados. Para tal, fisiologistas, preparadores físicos, nutricionistas, endocrinologistas e médicos do esporte são os principais profissionais encarregados desses cuidados.

Os atletas também podem receber assistência especializada em saúde mental. Ela ajuda na aprendizagem de técnicas motivacionais, habilidades específicas capazes de otimizar o sono, o estado de alerta e o comportamento, além de recursos para prevenir a fadiga crônica (burnout).

Seguindo essas principais indicações, o equilíbrio energético será bem otimizado.

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Cuidados com a alimentação e suplementação

Estudos comprovam que certas substâncias naturais são capazes de melhorar o desempenho. Não apenas dos atletas, mas toda a população como um todo, para as mais distintas finalidades. Por exemplo, temos o caso da cafeína e do ginseng.

A cafeína, obtida essencialmente pelo café, é o suplemento ergogênico mais antigo ligado à prática desportiva. Sua ação estimula o sistema nervoso central, retardando a percepção de esforço e fadiga. Além disso, possui ótima propriedade termogênica, influenciando na queima de gordura corporal.

Apesar de ser um suplemento altamente seguro, o café deve ser utilizado com cautela em indivíduos metabolizadores lentos da cafeína ou cardiopatas, por exemplo. As doses recomendadas variam de pessoa p/ pessoa. Por isso, é importante procurar uma orientação.

Já o ginseng é uma planta cultivada principalmente no oriente, sendo a raiz a sua parte mais consumida. Além de ser benéfica para a saúde do coração, cérebro e ter ação anti-inflamatória, ela contribui para diminuir o estresse e reduzir a fadiga.

Por fim, a suplementação, quando bem orientada, sempre oferecerá melhores resultados quando associada às rotinas comportamentais sob acompanhamento especializado. Com precisão, não faltarão disposição e energia para a prática esportiva!

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