Empreendedorismo na Medicina Atual

Empreendedorismo na Medicina: como é?

Todas as profissões passam por mudanças ao decorrer do tempo e o empreendedorismo na medicina não é diferente. Na Medicina, o próprio perfil do médico já não é mais o mesmo. As necessidades de remodelagem frente ao mercado e saber se posicionar na era digital fizeram com que o médico deixasse de ser essencialmente cartesiano no modelo convencional de “chegar, atender os pacientes e ir embora”.

No passado, tínhamos a figura clássica do profissional de jaleco com estetoscópio no pescoço e “maletinha” na mão que visitava a casa dos pacientes. Posteriormente, vieram os consultórios comuns, onde as pessoas se deslocam até o médico para serem atendidas. Já na atualidade, surgem as clínicas multidisciplinares, onde o paciente tem uma série de profissionais de diferentes especialidades para atendê-lo. Por fim, impulsionados pela pandemia do coronavírus, temos agora a telemedicina, com atendimentos à distância por meio de plataformas digitais e envio de receita médica.

A formação de médico não ajuda no empreendedorismo

O novo perfil de medicina empreendedora pode ser muito desafiador para quem está começando. Até porque, não existe um ensino sistemático nas faculdades de medicina sobre empreendedorismo, autogestão, mercado de trabalho, marketing, finanças, etc. Além do mais, não há uma receita de bolo: o que funciona para um profissional, pode não ser o melhor para você replicar.

Durante a graduação, as únicas coisas que somos doutrinados é acerca das regulamentações (sobretudo restrições) do CFM – conceitos importantes em ética médica. Por isso, inconscientemente, o médico acaba ficando com medo de se expor e explorar o marketing positivo/ético e novas possibilidades dentro da saúde. Dessa forma, se limita e age no automatismo, sem criatividade e inovação.

Logo, fica “bloqueado” para pensar diferente. Mas, muito disso, se dá porque lhe faltam estímulos e oportunidades para atuar além do consultório convencional. Posteriormente, vou dar 7 dicas importantes para todo(a)s que têm interesse ou curiosidade sobre gestão de carreira na Medicina!

medicina empreendedorismo - Empreendedorismo na Medicina Atual

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte