Pular para o conteúdo

Dr. Helio Fádel

Clínica Fádel – Psiquiatria e Cirurgia Plástica Rua Oscar Vidal 307/sala 1202 – Centro (Juiz de Fora/MG)

Saúde mental é tudo!

Seja muito bem-vindo (a)!

Meu nome é Helio Fádel, sou médico psiquiatra. Além de especialista em psiquiatria clínica, atuo como referência em saúde mental na área dos esportes a nível nacional e internacional. Sou psiquiatra do Comitê Olímpico do Brasil, com consultório particular em Juiz de Fora/MG – e também realizo atendimentos via telemedicina (on-line). Conheça um pouco mais sobre mim e da minha trajetória profissional!

helioFadel 684x1024 - Dr. Helio Fádel - Psiquiatra

Relação com o esporte

O esporte sempre esteve presente em minha vida. Desde criança, nas práticas recreativas em tênis de mesa, handebol, voleibol e atletismo (além da pescaria como hobby que me acompanha!), até oportunidades de ambientação em equipes de futebol no Brasil e na Espanha. Tais experiências foram essenciais para que eu pudesse compreender a rotina de um atleta de alto rendimento, a dinâmica de uma agremiação esportiva e, principalmente, os desafios que compõem a carreira de um jogador.

Ainda que as pessoas entendam que o esporte é um recurso saudável e terapêutico para diversas condições de saúde (física e mental), há uma diferença muito grande entre o esporte praticado como lazer e o alto rendimento.

No que concerne aos os aspectos mentais, muitas vezes acabam sendo minimizados ou até negligenciados frente à real relevância do assunto. No entanto, para que seja possível alcançar um nível ótimo de desempenho e se manter nele, o esportista deve gozar da plenitude de seu estado mental, não apenas da parte física. Trata-se de uma prioridade máxima que compõe o circuito único integrado: mente sã, corpo são!

Formação

Em minha formação de especialista Psiquiatra pelo Hospital Central da Aeronáutica no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de trabalhar com questões similares aos esportes, principalmente no contexto de alto rendimento. No militarismo, as pressões por resultados e pelo desempenho são uma constante, e, para indivíduos em momentos mais vulneráveis, isso pode representar um fator de risco precipitante (ou até agravante) de condições mentais. Nesse período, me tornei membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte (ISSP).

Fiz a formação e sou Coach certificado através do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Mas não vejo o Coaching como uma profissão. Muito menos cabe àqueles titulados coaches a cuidarem de saúde mental (isso é com o psicólogo e o psiquiatra). No entanto, é uma área que acrescenta métodos, recursos e ferramentas para aqueles que trabalham com pessoas em busca de objetivos pessoais ou profissionais.

Sou pós-graduado em Medicina do Exercício e do Esporte (CETRUS – SP). Acredito que se trata de uma formação indispensável para todo médico que aspira trabalhar com o meio esportivo. A compreensão sistêmica da complexidade do corpo passa pela fisiologia, nutrologia, biomecânica, ortopedia e traumatologia, fisioterapia, cardiologia, dentre outras áreas de estudo. Para o psiquiatra, estudar tais aspectos permitirá maior expansão do seu conhecimento em prol do paciente e a real união do sistema único e integrado mens sana in corpore sano (mente sã, corpo são).

Também fiz diversos cursos na área de Psicologia do Esporte para ser capacitado a utilizar técnicas de preparação mental em prol da melhoria da performance dos atletas. Não apenas com esta finalidade, mas com o intuito de unir ambas as áreas de atuação (Psicologia e Psiquiatria), aprendendo a trabalhar em equipe com os colegas da psicologia de forma multi, inter e transdisciplinar no meio desportivo.

Por fim, sou especialista em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Sendo assim, acredito que toda essa dedicação e valências profissionais somados às experiências passadas no contexto do futebol profissional contribuíram muito para uma melhor compreensão do que realmente representa um ambiente competitivo no alto rendimento. Assim, me colocando apto e pronto para otimizar cuidados em saúde mental em prol de todos os envolvidos com esportes. Não apenas atletas, mas gestores, treinadores e outros capazes de sofrer com o ambiente desafiador vivido no esporte.

Psiquiatria do esporte

Acreditando na ideia de ajudar o atleta, seja ele praticante de exercícios, de nível amador ou elite, a obter maior satisfação com o esporte e otimizar sua performance, busco aprimorar os cuidados em saúde mental no meio desportivo, desde a prevenção de patologias, restabelecimento da funcionalidade, até o “fortalecimento” mental. Jamais deixando de cuidar do ser humano (qualidade de vida) por trás daquele atleta (performance). Para isso, aposto no trabalho multi, inter e transdisciplinar com outras especialidades. Tais como a psicologia do esporte, medicina esportiva, ortopedia, fisioterapia, nutrologia, fisiologia, dentre outras.

Inúmeros transtornos mentais tendem a surgir na infância, ao final da adolescência e início da idade adulta. De tal forma, é imperativa a prevenção desde categorias de base no esporte. Estamos falando de depressão, ansiedade em suas mais diversas formas (fobias, ansiedade generalizada, de desempenho…), bipolaridade, impulsividade, déficit de atenção/hiperatividade, uso de álcool e outras substâncias passíveis de causar dependência química, impacto cultural e social ao se tornar um atleta de ponta, etc. São condições que, se forem inadequadamente ou tardiamente tratadas, poderão comprometer, não só o futuro de um atleta dentro do esporte, mas também toda a sua funcionalidade perante outros aspectos da vida: relações interpessoais, sociais e profissionais.

Assim, incentivo e reforço o estabelecimento da psiquiatria do esporte – cuidado médico especializado em saúde mental – no país. Movimento esse já iniciado por outros nobres colegas da área e que ganha força com o passar do tempo.

Como membro da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte (ISSP) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), ex atleta de futebol e também coautor da primeira obra literária sobre o tema no Brasil sobre Psiquiatria do Esporte, dedico meu trabalho à população de atletas e profissionais ligados ao meio (igualmente bem-assistidos por meio desse modelo assistencial).

Por fim, as perspectivas de atuação da Psiquiatria do Esporte são amplas. No entanto, é imperativo que construamos uma base sólida para o crescimento dessa potencial área de atuação (que não pode ser confundida como subespecialidade da psiquiatria). Assim, através de muito trabalho e mais estudos desenvolvidos, mais espaço e oportunidades para psiquiatras dentro do cenário esportivo do país certamente surgirão!

Grande abraço!

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou, sobre aquilo que todo mundo vê”.
Arthur Schopenhauer

Dr. Helio Fádel

Trajetória profissional

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora/MG.
1º residente de psiquiatria a palestrar em uma Mesa Redonda no Congresso Brasileiro de Psiquiatria (tema: o papel do psiquiatra do esporte. XXXV CBP – São Paulo/2017).
1º residente de psiquiatria a participar do programa ABP TV da Associação Brasileira de Psiquiatria (tema: Depressão em Atletas de Alto Rendimento – 15/01/2018).
1º psiquiatra formado pela Força Aérea Brasileira, pelo Programa de Residência Médica do Hospital Central da Aeronáutica.
Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Membro da Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte – ISSP (destaque no boletim informativo da Sociedade em dezembro/2017).
Mentorship program (em curso) em Psiquiatria do Esporte, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Psiquiatria do Esporte, nos EUA.
Co-autor do livro Psiquiatria do Esporte – Estratégias para qualidade de vida e desempenho máximo.
Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
Ex-atleta de futebol com experiência em equipes no Brasil e Espanha.
Colunista na empresa Acessa.com.

Atuação em Juiz de Fora/MG

Psiquiatra – consultório particular na Clínica Pro Sport.
Psiquiatra do TUPI Foot Ball Club.
Psiquiatra clínico da UNIMED.
Colunista na Acessa.com.