Distúrbios do Sono

Transtorno do sono-vigília

Os distúrbios do sono (ou transtornos do sono-vigília) abrangem diversas condições clínicas relacionadas.

É extremamente comum ouvirmos relatos de pessoas próximas a respeito do sono que não está bom… e como isso impacta negativamente no humor e todo o funcionamento global do indivíduo.

Não nos damos conta, mas passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo. Daí a importância da qualidade do sono. Tanto para nossa restauração em relação ao dia que se passou, como fonte de energia para o dia seguinte.

Com frequência, distúrbios do sono podem estar acompanhados de depressão, ansiedade e alterações cognitivas. De tal modo, essas alterações devem ser consideradas e eventualmente incluídas no planejamento e condução do tratamento.

O diagnóstico diferencial de queixas relacionadas ao sono-vigília exige o uso de abordagens multidimensionais. Isso enaltece ainda mais a importância de uma investigação médica minuciosa.

É importante mencionarmos a importância de se adotar hábitos saudáveis em prol da higiene do sono. Dormir em ambiente pouco ruidoso, em escuridão total, com colchão adequado, sem deixar a TV ligada, são algumas dessas medidas.

Medicações, como os benzodiazepínicos, não são a principal e única alternativa. Eles devem ser utilizados apenas sob indicação e acompanhamento médico especializado.

Evitar o uso indiscriminado desses fármacos (clonazepam, alprazolam, diazepam…) por conta própria, por exemplo, é algo que as pessoas devem se educar a fazer. São medicações que possuem potencial aditivo e podem trazer prejuízos à motricidade e memória se utilizados a longo prazo de forma crônica.

Por fim, atividades alternativas como meditação, exercícios físicos durante o dia, técnicas de respiração e relaxamento, bem como rotinas de descontração noturnas, são excelentes métodos a serem considerados.

 

Saiba um pouco mais sobre alguns dos principais distúrbios do sono de acordo com o DSM-V:

– Transtorno de Insônia
– Transtorno de Hipersonolência
– Narcolepsia
– Apneia e Hipopneia Obstrutivas do Sono

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte