Diplomas e certificados são relevantes?

Qual a relevância de diplomas e certificados na vida de um profissional?

Diplomas e certificados não tornam uma pessoa melhor do que outra. Porém, infelizmente, muitos profissionais vão se tornando arrogantes conforme o tempo passa e novos conhecimentos ou status são adquiridos.

No entanto, até mesmo dentro da atuação laboral – qualificações em cursos não garantem superioridade técnica profissional. E para ser bom, títulos como “Doutor” são totalmente dispensáveis: qualquer pessoa, em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa, pode ser espetacular.

Não serão papéis pendurados na parede que irão determinar a sua maior capacidade profissional em relação ao outro, seu nível de esclarecimento ou até mesmo medir sua habilidade para lidar com as pessoas. Os diplomas e certificados são apenas complementos na sua formação.

 

Marcas de valor, reconhecimento e propósito

Mas sim, eles têm valor e representam a sua trajetória. Que vão sempre te lembrar (não aos outros) das lutas e dificuldades que enfrentou para estar mais capacitado do que antes. Das abdicações que precisou ter e dos investimentos que fez até chegar no seu objetivo.

A maior prova de humildade é nunca deixar de estudar e procurar ser melhor a cada dia. Sabendo de nossas limitações, mas não necessariamente aceitando-as passivamente. Ainda que, quanto mais estudemos e mais percebamos que “nada” sabemos, o conhecimento é valioso e faz bem. Assim, é algo que ninguém poderá lhe tirar!

Por fim, não se trata de olhar para folhas de papel e se achar melhor que os outros. É tão somente sobre ter orgulho da sua dedicação e história que nelas estão contidas. Sem deixar a essência do verdadeiro aprendizado de lado, que consiste em saber que sempre podemos aprender com o outro – seja ele quem for.

Aplique-se no que você faz, faça com amor. Comprometer-se com o estudo ou o trabalho de forma séria é o maior diploma ou certificado que você pode dar a si mesmo. Os resultados virão.

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte