Conheça a arte milenar do Bonsai

Definição da palavra Bonsai e a sua história

Como apreciador de Bonsai, escrevo esse post falando um pouco da energia envolvendo essa árvore em miniatura de arte milenar!

A palavra japonesa Bonsai significa “plantado em uma bandeja”. São árvores maduras e sem modificações genéticas, mas que foram miniaturizadas por meio de podas contínuas dos galhos e raízes, além de possuírem amarrações com arame.

Essa forma de arte é derivada de uma antiga prática chinesa de horticultura, que foi reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Ela começou a ser usada há pelo menos mais de mil anos e tinha por objetivo final a criação de uma representação miniaturizada, mas realista, da natureza, usando a forma de uma árvore.

 

Cultivo e ambiente

O Bonsai é cultivado em um vaso ou pequeno recipiente, sendo considerado uma expressão artística da natureza. Seu grau de beleza depende do cuidado dado por seu cultivador: mais do que uma boa poda e adubação, é preciso paciência e habilidade para cuidar da pequena árvore!

Sua arte traz benefícios terapêuticos e emocionais pela criação de um ambiente de apaziguamento, plenitude e contemplação. Além disso, o envolvimento com a atividade permite ao cuidador desenvolver e expressar sua criatividade.

 

Significado

Quando alguém lhe oferece um Bonsai está exprimindo um gesto de respeito e uma premonição de prosperidade. Eles são um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia. É também símbolo de felicidade.

Sonhar que rega um bonsai significa que está aproveitando as experiências e que não entende vivências negativas como situações amargas ou coisas desagradáveis que teve que viver. Ou seja, representa entender as experiências, mesmo ruins, como parte de um aprendizado e evolução constante.

Ver uma árvore de bonsai em um sonho indica as limitações de sua própria mente consciente. Você deve considerar o que seus instintos estão lhe dizendo para fazer.

Por fim, ter um Bonsai representa uma experiência única de contato diário com o universo da natureza! Eu tenho, cuido e até pratico meditação ao lado dos meus Bonsais!

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte