Como organizar bem o seu tempo: Matriz de Eisenhower

Aprenda como organizar bem o tempo usando a Matriz de Eisenhower

Como organizar bem o tempo? Já percebeu quanto tempo e energia desnecessárias nós perdemos com atividades irrelevantes? Ou então como distribuímos mal nosso tempo? Saiba priorizar tarefas e tomar decisões!

O tempo é precioso e igual para todos. O diferencial é como nos organizamos e dividimos nossos afazeres dentro dos 60 minutos das 24 horas por dia, dentro dos 7 dias da semana que totalizam 365 dias nos 12 meses de um ano.

Nossos discursos são sempre os mesmos: “estou na correria”, “sem tempo” ou “estou enrolado(a)”. Mas, na verdade, geralmente a dificuldade real é a inabilidade para termos uma boa GESTÃO DO TEMPO.

Fora as obrigações diárias fixas, sempre surgirá um e-mail para ser respondido, uma solicitação de alguém que nos demanda algo, um imprevisto familiar, algo de ontem que foi esquecido… etc.! Às vezes, tanta coisa ao mesmo tempo gera ANSIEDADE e BLOQUEIO a ponto de não sabermos mais como ou por onde começar!

Separando as tarefas conforme níveis de prioridade:

A Matriz de Eisenhower é um método fácil de aprender a definir como priorizar atividades, de modo que as mais importantes (e urgentes) não sejam deixadas de lado por aquelas que surgem de repente ou que são irrelevantes.

Idealmente, as tarefas devem ser distribuídas em 4 quadrantes com dois eixos: IMPORTÂNCIA e URGÊNCIA. Esses quadrantes recebem um valor de 1 a 4 conforme sua prioridade.

Tarefas IMPORTANTES e URGENTES ao mesmo tempo recebem um nível 1 de PRIORIDADE e exigem seu FOCO. Por outro lado, tarefas consideradas NÃO IMPORTANTES e NÃO URGENTES devem ser minimizadas. No “meio” estão as atividades que podem ser AGENDADAS ou mesmo DELEGADAS para outras pessoas.

Pesquisas em neuroimagem mostram que a tomada de decisões está ligada a emoção. Ou seja, decidir também está relacionado ao estado de humor. Isso fica mais bem compreendido ao analisarmos a ansiedade e depressão como estados de imobilidade, “travamento” e a uma incapacidade de tomar decisões.

Assim, uma ferramenta gráfica como a Matriz de Eisenhower ajuda a fazer a triagem de tarefas ou decisões a serem tomadas, além de ser um jeito eficaz de reduzir a carga emocional.

Matriz de Eisenhower - Como organizar bem o seu tempo: Matriz de Eisenhower

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte